Kiss 10 anos

Primeiro réu da Kiss a voltar para Santa Maria após ser solto paga promessa a Medianeira

Primeiro réu da Kiss a voltar para Santa Maria após ser solto paga promessa a Medianeira


O Dia dos Pais não é mais o mesmo para 246 famílias. Há 10 datas, uma década, o distante 27 de janeiro para o calendário do segundo semestre, esvaziou-se. Motivo para celebrar? Nenhum. Esse é o sentimento de 242 famílias que perderam seus filhos na tragédia da Kiss e para mais quatro pessoas que, às vésperas deste 14 de agosto, ganharam a liberdade. Logo cedo, na manhã desta sexta-feira, Marcelo de Jesus dos Santos, 42 anos, um dos réus do processo criminal do Caso Kiss, embarcou em São Vicente do Sul e viajou por cerca de duas horas até Santa Maria. Desde que os acusados pelo incêndio foram presos, em dezembro do ano passado, foi a primeira vez que um deles pisou em solo santa-mariense – os quatro foram soltos em 3 de agosto, após a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado anular o júri por 2 votos a 1.

Antes da ida até um centro de formação de condutores para refazer a documentação pessoal, um compromisso inadiável, ao lado da advogada Tatiana Borsa e de uma das filhas: pagar uma promessa na Basílica da Medianeira. Para não chamar atenção, de maneira discreta, Marcelo conversou com exclusividade o Diário na parte lateral da basílica. São 20 quilos a menos em oito meses e a intenção de falar publicamente somente depois do desfecho da nova fase do processo, que não tem previsão para terminar.


Questionado sobre ter sido solto coincidentemente no mês em que se comemora o Dia dos Pais, Marcelo não festejou o fato de poder passar a data ao lado das filhas. Mas recordou dos 242 pais que não terão a mesma oportunidade. Sem “vitimização”, termo que a própria advogada Tatiana rechaça, Marcelo se manteve firme, mesmo que desconfiado, durante pouco mais de 10 minutos de conversa. Ganhou um abraço afetuoso da ferrenha defensora enquanto recordava da promessa a Medianeira, despediu-se e entrou no carro. A breve visita dele ao Coração do Rio Grande deve durar pouco. Segundo o pai da Nathalia, 22 anos, e da Stefani, 14, São Vicente do Sul será o endereço do Dia dos Pais.




Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Pedro Pavan

[email protected]

Anterior

Decisão que anulou júri da Kiss permanece inalterada, decide TJRS

Próximo

Caso Gabriel: exame toxicológico apontou negativo e alto teor de álcool no sangue teria relação com o estado em que o corpo foi encontrado, afirma diretora do IGP

Polícia/Segurança